sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O gasóleo tem duas caras

Depois de uma escalada abrupta dos preços de petróleo a nível internacional, com as naturais repercussões nas diversas economias mundiais, inclusive uma micro-economia como a dos Açores, eis que o tão necessário “ouro negro” começa a ter sinais de queda nos preços mas com um acompanhamento distante das gasolineiras.
Passo a explicar.
Aqui no nosso tão apregoado “paraíso socialista” os preços dos combustíveis não têm descido ao mesmo ritmo da sua subida, alegadamente pela conjuntura e mercados internacionais, e, quando o mesmo desce, verifico que as descidas não são para todos os segmentos.
Recentemente o Governo Regional dos Açores anunciou nova descida dos preços de combustíveis mas deixou de fora desta descida o gasóleo rodoviário. Gasolinas e gasóleos agrícolas e de pescas desceram e o gasóleo rodoviário mantém-se na mesma. Onde está a igualdade de direitos?
Claro que contactando diversas pessoas ligadas ao governo rosa, estas fizeram-me ver que a descida do gasóleo agrícola e de pescas é importante para dinamizar a economia regional. Claro que é, pois as outras pessoas em nada contribuem para esta economia e os agricultores e pescadores têm de ter gasóleo mais barato para as suas viaturas particulares. Viva a economia açoriana.

5 comentários:

Anónimo disse...

O Rosa deste Governo é muito escuro, quem sabe um dia...

Anónimo disse...

Pois é. E o gás doméstico? Sabe, descer os combustiveis significa perda de receita arrecadada através do imposto e, como sabemos, estas verbas são fundamentais para pagar os conjuntos que vão actuar nas portas do mar, os festivais de jazz e cinema para elites e para a distribuição de algum pão pelos pobres, porque afinal nem só de circo vive o homem.
Descer o gasóleo "agrícola" significa agradar a muita gente e deixa sempre bem na fotografia os dirigentes agrícolas da confiança do governo.
Assim se explica, em traços vagos, porque é que o poder, seja rosa, azul ou laranja, ganha sempre as eleições. Mesmo que a maior parte dos eleitores decida não votar. Vai lá saber-se porquê, com um governo de tão altas performances.

Anónimo disse...

É pá desculpem lá ...
está tudo preocupado com a formação do novo Governo e vem para aqui falar de coisas sérias.!...

Anónimo disse...

É pá desculpem lá ...
está tudo preocupado com a formação do novo Governo e vem para aqui falar de coisas sérias.!...

Anónimo disse...

então de o que se deve falar! ó anononimo das 7:39?